Estudar Idiomas
Você decidiu vir a Espanha para estudar espanhol?
Se o seu objetivo é aprender o espanhol "puro", então Salamanca é o destino que você procurava. Localizada na região de Castilla y León a cidade de aproximadamente 150 mil habitantes e a pouco mais de duas horas de distância da capital espanhola, Madri, reúne praticamente tudo que uma grande cidade pode oferecer: atmosfera multicultural, com estudantes do mundo inteiro, diversidade de lojas, boa gastronomia, vida noturna agitada, e uma ampla oferta na área da educação, tudo isso com um custo de vida mais baixo que muitas outras cidades da Espanha ou da Europa.
A cidade conta com uma grande variedade de escolas de idiomas privadas, além da Escuela Oficial de Idiomas (EOI), uma escola pública com um custo bastante accessível.

Estudar em Salamanca

Estudar nas Universidades
A Universidade de Salamanca (USAL), é a mais antiga da Espanha e a quarta da Europa, foi fundada em 1218 e em 2018 celebrará seu 800º aniversário! Atrai estudantes não só europeus mas do mundo inteiro que chegam todos os anos para cursar graduação, pos graduação ou para aprender espanhol em seu departamento de Cursos Internacionais. A Usal é uma instituição semi-pública e conta com cerca de 31.611 alunos.
Por outro lado, a cidade também conta com a Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA). Esta universidade católica e privada, foi fundada em 1940 e pertence ao Colegio Mayor Universitario Pío XII, adscrito à Universidad Complutense de Madrid e conta com 6.520 alunos.
Juntas, a USAL e a UPSA somam aproximadamente 40 mil alunos, o que faz da cidade de Salamanca um lugar marcado pelo espírito jovem e pela multiculturalidade!


A Universidade de Salamanca
Fundada no ano de 1218 pelo Rei Alfonso IX, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha. No ano de 1254 foi reconhecida pelo papa Alejandro IV como uma das quatro maiores Universidades do mundo, junto com as Universidades de Oxford, Paris y Bolonha. Por seus corredores passaram ilustres personagens da história como Miguel de Cervantes, Hernán Cortês e Cristóvão Colombo.
Os edifícios históricos da Universidade de Salamanca foi construído no século XV e são três: o Edifício das Escolas Maiores, o Edifício as Escolas Menores e o Hospital. Esses três edifícios de encontram numa praça chamada Pátio das Escolas , no centro de Salamanca. A Fachada possui um estilo Arquitetônico denominado Plateresco, também conhecido como Gótico Plateresco. Esse estilo arquitetônico surgiu principalmente em Salamanca e em alguns territórios da Espanha no final do século XV. Em sua decoração rebuscada encontra-se La Rana, conhecida como La Rana de Salamanca e constitui uma das principais atrações turísticas da cidade. Segundo a tradição, o estudante que não consegue encontrar a Rã, reprovará o curso. Provavelmente na sua origem simbolizava a luxúria (já que na realidade não se trata de uma rã e sim um sapo, símbolo do sexo feminino) que conduz a morte (a caveira em que está encima) e era uma lembrança para os estudantes do sexo masculino em sua totalidade nos séculos XV e XVI, ano da construção do edifício, de que deviam centrar seus esforços nos estudos e não se entrar a luxúria.
A Universidade de Salamanca é uma Instituição semi-pública e atualmente conta com dezesseis faculdades (Belas Artes, Biologia, Ciências, Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Químicas, Ciências Sociais, Direito, Economia e Empresa, Educação, Farmácia, Filologia, Filosofia, Geografia e História, Medicina, Psicologia e Tradução e Documentação, além de uma escola universitária: Enfermaria e Fisioterapia), instaladas no campus da cidade de Salamanca, além de possuir campus em outras cidades como: a Escola Politécnica Superior de Ávila, Escola Politécnica Superior de Zamora, Escola Técnica Superior de Engenharia Industrial de Béjar, Escola Universitária de Educação e Turismo de Ávila e Escola Universitária de Magistério de Zamora, e vários centros de pesquisa: Centro de Documentação Europeia; Centro de Investigação do Câncer; Centro Tecnológico de Desenho Cultural e de Desenvolvimento das Comunicações; Centro Hispano-Luso de Investigações Agrárias (CIALE); Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da Água; Centro de Investigações Linguísticas (CILUS); Centro Tecnológico Multimídia; Centro de Investigação em Ciências d0 Comportamento (CICCO); Centro de Investigação de Doenças Tropicais (CIETUS); Centro Cultural Hispano-Japonês; Centro de História Universitária Alfonso IX; Centro de Estudos Brasileiros; Centro Cultural da Universidade de Salamanca na Colômbia; Centro Cultural da Universidade de Salamanca na Argentina; Centro de Estudos da mulher; Centro de Estudos Ibéricos; Instituto Universitário de Integração na Comunidade INICO; Instituto de Biologia Funcional y Genômica; Instituto Universitário de Ibero américa; Instituto de Neurociências Castilla y León; Serviço Central de Idiomas.
Além dos Cursos de graduação a Universidade de Salamanca oferta todos os anos diversos cursos de pós-graduação entre programas de Mestrado e Doutorado e um programa de estudos da Língua e Cultura Espanhola para Estrangeiros.




A Universidade Pontifícia
A Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA) é uma universidade privada vinculada à Igreja Católica. Fundada em 1940 com a intenção de restaurar os ensinos eclesiásticos, que foram suprimidos em1852 na Universidade de Salamanca (USAL).
Ainda que seu maior reconhecimento se deva aos estudos religiosos, com o passar dos anos a Universidade Pontifícia incorporou novos cursos de graduação, entre eles o de Jornalismo, único na cidade.
Sua sede está situada no antigo Colégio Real da Companhia de Jesus na “calle Compañía”, um impressionante exemplar da arquitetura barroca do século XVII, ao lado da Clerecía, Igreja que pertence ao conjunto da Universidade.
A UPSA conta também com um campus em Madri (UPSAM) e outro em Oviedo. As faculdades que pertencem a Universidade Pontificia de Salamanca são: Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde, Comunicação, Direito Canónico, Educação, Informática, Filosofia, Psicologia e Teologia.
Entre os cursos de graduação ofertados estão: Administração e Direção de Empresas Tecnológicas, CC. da Atividade Física e do Esporte, Comunicação Audiovisual, Educação Social, Enfermagem, Filologia Bíblica Trilíngue, Filosofia, Humanidades, Engenharia, Informática, Fonoaudiologia, Professor em Educação Infantil, Professor em educação Primária, Marketing e Comunicação, Pedagogia, Periodismo, Psicologia e Publicidade e Relações Públicas.
Além dos Cursos de graduação a Universidade Pontifícia de Salamanca oferta todos os anos diversos cursos de pós-graduação entre programas de Mestrado e Doutorado e um programa de estudos da Língua e Cultura Espanhola para Estrangeiros.




Salamanca é o berço do idioma Castelhano.O prestígio dos seus centros de ensino da Língua são alguns dos motivos pelos quais o estudante escolhe esta cidade para aprender esse Idioma. Salamanca conta com um importante número de escolas e academias particulares, além de cursos de Língua e Cultura espanhola nas duas Universidades, para aprender espanhol com os melhores profissionais. O clima Universitário da cidade e a grande presença de estrangeiros de todo o mundo faz com que o contato com o idioma seja constante.
Salamanca também possui uma Escola pública de Idiomas, “Escuela Oficial de Idiomas (EOI)”, que além do curso de Espanhol para estrangeiros, oferece cursos de vários outros idiomas (Inglês, Francês, Alemão, Português, etc.) com expedição de um certificado reconhecido e válido em toda Espanha.
As diversas escolas de Idiomas espalhadas por toda cidade oferecem cursos de todos os níveis, incluso para formação e aperfeiçoamento de professores da Língua Espanhola, além de cursos preparatório para o DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) que pode ser obtido em vários centros qualificados pelo Instituto Cervantes, por toda a cidade.
As Escolas de idiomas


